Consultoria para Inclusão de Pessoas com Deficiência na Empresa

E-mail Imprimir

 

A consultoria para Inclusão de Pessoas com deficiência na empresa do SESI SENAI/ES orienta as empresas no processo de inclusão de pessoas com deficiência, promovendo não apenas o cumprimento da legislação, mas também a construção de uma cultura de valorização da diversidade humana na comunidade empresarial.


A metodologia do processo de inclusão é contemplada com os serviços:


Diagnóstico Funcional:

Busca compatibilizar o trabalho da pessoa com deficiência e as exigências inerentes a cada cargo, salvaguardando a segurança, a saúde e a qualidade de vida do trabalhador nesta condição, visando a garantir seu melhor desempenho laboral, identificando as necessidades de melhorias que permitam às pessoas com os mais diversos tipos de deficiência terem autonomia, conforto e condições de mobilidade nos espaços avaliados.


O modelo visa proteger e promover a saúde do trabalhador com deficiência por meio da sua adequada inclusão no trabalho, possibilitando também a igualdade de oportunidades e estimulando a discussão sobre o desenvolvimento de políticas e normas que atendam às necessidades dos trabalhadores com e sem deficiência, nas indústrias onde for implementado.


Assim como os demais diagnósticos do SESI, atua em três dimensões: indivíduo, ambiente de trabalho e relação entre empresa e trabalhador. Tem o objetivo de oferecer as empresas solução adequadas no que diz respeito a inclusão de pessoas com deficiência em seus quadros, auxiliando-as no cumprimento da legislação vigente.


Consultorias:

Organizar processos seletivos adaptados ao público de pessoas com deficiência,

Elaborar programas de inclusão na empresa,

Acompanhar empregados com deficiência e gestores, contribuindo para melhor adaptação e permanência no trabalho.


Palestras:

Orientar e conscientizar os empregados sobre a importância de todos no processo de inclusão de pessoas com deficiência, abordando temas como: preconceitos, relacionamentos no trabalho, verdades e mitos sobre as pessoas com deficiência, vivências a cerca das diversas deficiências.


Curso básico de Libras a distância:

O curso será oferecido a distância utilizando a plataforma Moodle e três momentos presenciais. O acesso às aulas fica disponível 24 horas no período do curso, permitindo uma maior flexibilidade de horário para estudos.


Todos os sinais da LIBRAS estão em vídeos, distribuídos de acordo com o tema, e as atividades são direcionadas ao desenvolvimento do vocabulário e a formação de diálogos.


Ao longo de cada missão, existe, ainda, leituras complementares relacionadas  alguma característica do mundo surdo, como a cultura e os valores, por exemplo.

Durante o treinamento, os alunos se transformarão em jogadores virtuais de uma competição de paintball. Para isso, deverão obedecer às regras do jogo, que exige silêncio, concentração e o uso de gestos para a comunicação, assim como na Língua de Sinais.


O aluno participará de fóruns nos quis poderá tirar dúvidas sobre o conteúdo ou discutir qualquer tema que achar interessante sobre o mundo das pessoas surdas.


Qualificação profissional:

Qualificação profissional de pessoas com deficiência, cursos in company ou participação de pessoas com deficiência em turmas regulares.


Turmas de aprendizagem industrial para pessoas com deficiência (ocorendo de acordo com a demanda das indústrias), atendendo as determinações da lei nº 10.097 de 200 e decreto nº 5.598 de 2005.


Cursos de adaptação profissional para pessoa com deficiência.


Banco de oportunidades:

Considerando a dificuldade que as empresas capixabas tem encontrado no momento de captar e contratar pessoas com deficiência para o cumprimento de suas cotas. O sistema Findes, por meio das entidades Sesi e Senai desenvolveu o Banco de Oportunidades.


O banco disponibiliza um espaço destinado as pessoas interessadas em ingressar no mercado de trabalho e um espaço destinado as empresas interessadas em contratar pessoas com deficiência.


O SESI/SENAI realizarão uma triagem de currículos e pré-seleção para posterior encaminhamento de pessoas para processo seletivo nas empresas.


Para cadastrar o seu currículo ou a vaga de sua empresa acesse nosso banco: www.bancodeoportunidades.com.br

 


DIVISÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
Tel: (27) 3334-5712 / (27) 3334-5705 / (27) 3334-5786
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.