Sesi Arte Galeria abre com a exposição File Vitória 2017

E-mail Imprimir

 

O público terá a oportunidade de interagir com as obras

 

O "File – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica" – chega à capital do Espírito Santo com a exposição "File Vitória 2017: toque aqui", que estará em cartaz de 18 de abril a 11 de junho de 2017, com uma seleção de oito instalações interativas, quatro games e 20 animações. Com entrada gratuita, a exposição vai mostrar como a tecnologia pode servir como ferramenta para a expressão artística.

 

A realização da exposição em Vitória vai marcar a inauguração do Sesi Arte Galeria, um espaço multifuncional capaz de receber as mais diversas ações culturais e artísticas. A mostra foi concebida para se adequar às características e dimensões do novo local, que possui uma área de aproximadamente 800 metros quadrados, e permitir a interatividade com as obras, condição que caracteriza as exposições File e é reforçada na própria denominação da mostra programada para Vitória.

 

Veja também

 

Sesi-ES lança galeria de arte e cultura e divulga exposições para 2017

Sesi Arte Galeria: novo espaço cultural do Estado vai mesclar arte e indústria

 

 

Um dos games à disposição dos visitantes é o "Tearaway Unfolded"

 

File Vitória 2017 contará com a participação de artistas de 14 países, além do Brasil: Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos França, Inglaterra, México, Portugal, Sérvia e Suécia. Nessa primeira edição em Vitória, o festival abrange diversas possibilidades de interação com as obras e entre os visitantes, por meio de dispositivos em realidade virtual, com e sem uso de óculos 3D, realidade aumentada, instalações e objetos físicos. São trabalhos que exploram as potencialidades e as inovações tecnológicas como meio para transmitir uma mensagem poética.

 

A mostra também apresenta uma seleção de animações independentes que dialogam com os avanços tecnológicos no "File Anima+". Reconhecido como o mais importante evento de arte eletrônica da América Latina, o File tem promovido, ao longo de 18 anos, exposições, oficinas e encontros com o objetivo de promover o debate sobre a relação entre arte e tecnologia. Além da mostra organizada anualmente em São Paulo, que atrai dezenas de milhares de visitantes, realiza exposições no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, São Luís e, a partir de agora, Vitória.

 

 

O festival vai apresentar animações e games

 

Sobre o Sesi Arte Galeria

 

O Sesi Arte Galeria é um espaço multifuncional que conta com iluminação e acessibilidade adequadas, capaz de receber as mais diversas ações culturais e artísticas, além de eventos nacionais e internacionais. O local, com aproximadamente 800 metros quadrados, tem como objetivo aproximar o setor industrial do cultural, bem como promover o acesso do trabalhador da indústria às diversas formas de arte.

 

Por Evelyn Trindade