Dia do Trabalho: ações visam melhorar a qualidade de vida do trabalhador

E-mail Imprimir

 

O Show do Trabalhador da Indústria Capixaba em 2017 percorrerá vários municípios do interior. Na imagem, o cantor Paulo Ricardo e a Orquestra Camerata Sesi-ES na apresentação ocorrida na Grande Vitória

 

A preocupação com a qualidade de vida do trabalhador tem tornado-se uma constante na grande maioria das empresas brasileiras. E é por isso que o Sistema Findes, por meio de suas entidades, investe de forma incisiva em diversas ações de promoção da saúde.

 

O presidente Marcos Guerra destacou que as ações visam priorizar a qualidade de vida dos trabalhadores. “O Sistema Findes atua em favor do desenvolvimento social e econômico da indústria capixaba, sempre com olhar voltado para o que há de mais importante em nosso Estado: o povo capixaba. Nossa gestão vem interiorizando as ações, priorizando a melhoria da qualidade de vida dos nossos trabalhadores", disse.

 

Entre as diversas ações do Sistema Findes voltadas para o trabalhador da indústria, destacam-se:

 

 

Profissionais do Sesi-ES Saúde de Linhares, inaugurado em março de 2017

 

Unidades do Sesi-ES Saúde – Juntas, as cinco unidades (Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, Serra e Vitória) são capazes de realizar cerca de 500 mil atendimentos por ano. Nas unidades Sesi-ES Saúde, o trabalhador da indústria e a comunidade local encontram atendimento médico em diversas especialidades, como cardiologia, pneumologia, otorrinolaringologia, neurologia, dermatologia, ortopedia e oftalmologia; serviços ocupacionais nas áreas de fonoaudiologia, de fonoterapia, de audiometria, de espirometria, de acuidade visual e de eletrocardiograma; além de análises clínicas; exames radiológicos; serviços odontológicos, entre outros.

 

Sesi-ES Espaço Saudável - Construído para oferecer ao trabalhador da indústria capixaba atendimento de fisioterapia e reabilitação, condicionamento e apoio nutricional. Esse espaço proporciona um acompanhamento diferenciado da saúde física para efetuar suas atividades de vida diária e laborais com saúde e qualidade de vida. Em 2016, foram registrados 1.225 atendimentos. O espaço é localizado na unidade do Sesi-ES em Jardim da Penha.

 

Jogos do Sesi-ES – Ainda com o objetivo de promover a qualidade de vida do trabalhador, os Jogos do Sesi-ES também geram integração entre os funcionários. São 11 modalidades ao todo. No Espírito Santo, as modalidades futsal, futebol soçaite e voleibol devem acontecer ainda este ano.

 

Desafio de Saúde – O projeto-piloto implantado há um ano leva uma equipe multidisciplinar formada por nutricionista, educador físico e fisioterapeuta para prestar atendimentos dentro das empresas. Oito empresas já são atendidas pelo projeto que visa a perda de peso e condicionamento físico do trabalhador.

 

 

Show do Trabalhador – Criado em 2011, o projeto promove apresentações de grandes músicos do cenário brasileiro com shows exclusivos e gratuitos para trabalhadores das indústrias capixabas. Em 2015, o show passou a acontecer também em algumas cidades do interior, com a turnê de Elba Ramalho. Para 2017, está programado show com o cantor Paulo Ricardo e Orquestra Camerata Sesi-ES nos municípios de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares e São Mateus, além do já realizado na Grande Vitória.

 

 

Um trabalhador saudável terá maior bem-estar e equilíbrio na sua vida pessoal e social, maior disposição para o trabalho, para relacionamento com seus colegas e superiores, para inovar, para produzir, reconhecer o valor do trabalho e contribuir para o sucesso próprio e da empresa, conforme afirma Marcos Guerra. “Sem profissionais criativos e motivados, não há um Estado forte e uma indústria pujante’, conclui o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra.

 

Por Evelyn Trindade